Os Acionadores de IA fornecem um meio de integrar perfeitamente o seu Agente de IA com suas ferramentas de automação e sistemas externos. Esses Acionadores de IA permitem que você colete facilmente informações do usuário e inicie fluxos pré-definidos. O fluxo acionado tem a capacidade de executar várias automações, recuperar dados de fontes externas e transmitir as informações de volta para o Agente de IA.
O G-Bot incluiu um Acionador pré-configurado que permite ao usuário interromper a automação de bots e conversar com um agente humano. Este Acionadores de IA já está ativo em todas as contas.
Como criar um Acionador de IA
Exemplo: Navegue até Configurações > Integrações > OpenAI Chat GPT > Acionadores de IA e clique no botão Gerir.
Obs.: Os acionadores de IA são os mesmos para todos os modelos de LLM disponíveis no G-Bot (ChatGPT, Gemini, Calude e XAi).

Na página Acionadores de IA , clique no botão Adicionar

Nome
A melhor prática é nomear seu Acionador de IA de uma forma que permita que você e outras pessoas saibam exatamente o que ela faz à primeira vista. Por exemplo, em vez de usar “clima” como nome, use “obter_clima_atual”.
Dica: Sempre inclua um verbo no nome (livro, obter, definir) e evite caracteres especiais como: ‘ Ç , & , á ou ñ.
O que esse gatilho faz?
Este campo deve esclarecer ainda mais qual é a finalidade do acionador de IA. Sempre comece com “Permite que o usuário …”. Por exemplo, “Permite que o usuário marque uma consulta”. Esta seção deve ajudar o Open AI a combinar “intenção” com “Acionadores de IA“, se o usuário “quiser marcar uma consulta” ele usará o Nome do Gatilho e esta descrição para encontrar a melhor correspondência.
Dica: Se você estiver trabalhando em mais de um idioma, mantenha cada acionador de IA em um único idioma. Se escolher um idioma diferente do português, tenha em mente que isso funciona apenas como um prompt, talvez seja necessário testar e fazer modificações.
Dica: Se você está tendo problemas com acionador de IA não salvando caracteres especiais corretamente, você pode tentar a solução de Simon Johansson (usuário): Eu disse a ele para lidar com todos os dados do usuário com codificação UTF-8 no campo “o que esse gatilho faz?”, e isso funcionou como um encanto.
Quais dados coletar?
A nomeação deve ser clara e específica. Por exemplo, se você quiser que seu acionador de IA colete e-mails do usuário, use “email”.
Dica: Lembre-se de que o Bot aguardará até que o usuário forneça todos os dados solicitados ANTES de ser acionado.
Qual fluxo é acionado?
Você pode acionar qualquer fluxo que já tenha criado. Para obter a melhor experiência do usuário, se a resposta depender dos dados coletados, defina a resposta final em um único campo personalizado e use-a em “Qual é a mensagem de saída?” abaixo. Vá para “Exemplos” abaixo para ver alguns casos de uso.
O que é a mensagem de saída?
O resultado do acionamento deste acionador de IA. Por exemplo, “Sua reserva foi confirmada”. A mensagem de saída não será enviada exatamente como especificado. O Agente irá reescrever e enviá-lo para o usuário.
Dica: Esta etapa é opcional, deixe-a vazia se precisar/quiser APENAS acionar o fluxo e pular o texto gerado pela IA da Resposta Padrão.
Exemplos
Nome: book_appointment
O que esse gatilho faz?: Permite que o usuário marque uma consulta.
Quais dados coletar?: data, e-mail, motivo
Qual é a mensagem de saída?: Você marcou uma consulta com sucesso.
Nome: connect_user_to_human
O que esse gatilho faz? Permite que o usuário fale, fale ou entre em contato com um agente humano ou equipe. Este acionador de IA conectará o usuário a um agente humano.
Qual fluxo é acionado?: [Escolha seu fluxo do menu suspenso]
Qual é a mensagem de saída?: Agora você está conectado a um agente humano. Entraremos em contato com você em breve.
Nome: get_current_weather
O que esse gatilho faz?: Permite que o usuário obtenha o clima atual em um determinado local
Quais dados coletar?: cidade
Qual fluxo é acionado?: [Escolha seu fluxo do menu suspenso]
Qual é a mensagem de saída?: {{data_from_api}}
Nome: join_email_list
O que esse gatilho faz?: Permite que o usuário se junte à nossa lista de e-mails.
Quais dados coletar?: e-mail
Qual é a mensagem de saída?: Êxito
Nome: request_shipping_quote
O que esse gatilho faz?: Permite que o usuário solicite um orçamento para envio de um pacote.
Quais dados coletar?: origin_address, destination_address, dimensões, peso
Qual fluxo é acionado? [Escolha seu fluxo do menu suspenso]
Qual é a mensagem de saída?: {{quote}}
Habilitar um Acionador de IA
Depois de criar seu Acionador de IA, você precisa anexá-la à ação dentro dos fluxos ou anexá-la às Configurações no menu de integrações.

Observações importantes
Seu prompt pode e provavelmente afetará a maneira como seu Acionador de IA funciona.
Se seu Acionador de IA não estiver funcionando conforme o esperado, verifique seu prompt principal e a descrição da empresa para certificar-se de que NÃO há nenhum texto que possa estar em conflito com seu gatilho.
Como usar isso a seu favor? Se, por exemplo, você tiver um Acionador de IA de reserva de restaurante, talvez seja útil para o Bot lembrar e reutilizar o nome e o número de telefone do usuário, mas não fará sentido reutilizar a data da última reserva ou o número do hóspede. Neste caso, você pode incluir em seu prompt algo como: “É muito importante pedir ao usuário a data e o número de convidados cada vez que o usuário quiser fazer uma reserva.” para garantir que o OpenAI NÃO complete os dados ausentes e/ou os re-utilize de conversas anteriores.
Os Acionadores de IA funcionam de forma semelhante a um “prompt complementar”
Assim como qualquer prompt, você pode precisar testar o texto em nome e descrição antes de fazê-lo funcionar exatamente como você precisa.