A integração do Google Sheets permite a troca perfeita de dados — envie dados, obtenha dados, obtenha uma linha aleatória e gere galerias dinâmicas a partir do Google Sheets.
Como conectar ao Google Sheets
Passo 1: Vá para Configurações
Passo 2: Em Configurações e selecione Integrações no menu superior.
Passo 3: procure em Integração a opção Google Sheets clique no botão Conectar.

Passo 4: a partir daqui, você precisa escolher a conta associada à Google Sheets.
Passo 5: Depois de conectar seu Google Sheets, você receberá a janela de integração como esta imagem abaixo.

*Observe que você pode desconectar o Google Sheets com o G-Bot a qualquer momento pressionando o botão*.
Integração do Google Sheet em ação
Agora, você aprenderá a usar a integração do Google Sheets.
Como encontrar as ações do Google Sheets
Para poder usar a integração do Google Sheets, você precisa usar isso em um fluxo.
No seu menu, vá para Fluxos. Quando chegar à visão geral dos fluxos, pressione o botão superior direito Adicionar fluxo.
Depois de chegar ao editor de fluxo, você pode pressionar o bloco de mensagens que você começa com a seleção Ações > Google Sheets. Veja abaixo como encontrar a integração do Google Sheets.
Que tipo de ações tem a integração do Google Sheets?
Há várias opções para escolher ao selecionar a integração do Google Sheets. Tudo depende das suas necessidades. Abaixo estão as opções que suportamos atualmente:
- Enviar dados
- Obter linha
- Obter linha aleatória
- Atualizar linha
- Limpar Linha
- Criar Galeria Dinâmica
Como configurar seu Google Sheets
Antes de usar qualquer uma das ações acima, você precisa criar uma Google Sheets com algumas informações predefinidas.
Suponha que você queira coletar dados do assinante, como nome, e-mail e número de telefone, e exportá-los para uma Google Sheets. Nesse caso, precisamos configurar alguns cabeçalhos dentro da Google Sheets para organizar e exportar os dados.
Crie uma planilha do Google como exemplo: “Dados do assinante“.
Em seguida, crie os cabeçalhos para cada coluna. Usaremos Nome Completo, ID Usuário, Email e Número de Telefone. Você será solicitado a criar Campos personalizados para armazenar os dados que você precisa enviar/obter do Google Sheets.
Agora que preparamos o Google Sheets é hora de exportar os dados do nosso bot para essa planilha.
**IMPORTANTE**
Sempre que você conectar seu Google Sheets com o G-Bot, você precisa levar em conta que, sempre que alterar o nome da planilha ou planilha, precisará refazer essa ação da Google Sheets.
A integração é configurada para operar com o nome da planilha em vez de sua ID.
Quaisquer alterações podem fazer com que a integração deixe de funcionar.
Portanto, se você alterar qualquer um dos nomes, lembre-se de que é necessário refazer a ação do Google Sheets dentro do seu criador de fluxos.
Enviar dados para o Google Sheets
Depois de coletar todas as informações, podemos usar a ação Enviar dados do Google Sheets.
Escolha a ação (Enviar dados para o Google Sheets) e selecione o nome da planilha para a qual você deseja exportar os dados. A próxima etapa é selecionar a planilha.
Agora, associe os dados do bot do G-Bot que você coletou aos títulos das colunas do Google. Você pode selecionar qualquer um dos campos personalizados, dados do assinante ou dados do bot. Está tudo disponível para você exportar.





Depois que o assinante passar pelo seu fluxo e você usar a ação Enviar dados da Google Sheets no final desse fluxo, todos os dados devem ter sido exportados assim.

Realmente fácil e simples de fazer certo?
Obter linha (Valor)
Em vez de exportar dados para uma Google Sheets, também podemos fazer o contrário. Obter dados de uma Google Sheets e exibir essas informações no bot para o assinante ver.
Digamos que seu cliente tenha um food truck e mude de local algumas vezes por semana. Ele quer ser capaz de dar sua localização atual para seus clientes quando eles pedirem a localização. Em vez de ter que atualizar o bot toda vez, você pode simplesmente permitir que seu cliente atualize sua Google Sheets.
Toda vez que ele muda de local, ele apenas atualiza isso na Google Sheets e o bot buscará o local mais recente.
Para poder fazer isso, você tem que criar dois campos personalizados. Um campo personalizado é usado como um valor de pesquisa dentro da folha, enquanto o outro armazenará a localização desse food truck. Neste caso, criaremos:
- Localização Atual
- Endereço Atual
O campo de bot Localização atual precisará ter o mesmo valor na coluna com o mesmo nome na Google Sheets. Então, neste caso, damos o mesmo valor que o campo personalizado “Localização atual“
Depois de criar isso, crie sua planilha do Google com os mesmos títulos e preencha as informações. Deveria ser assim.
;
Em seguida, tudo o que você precisa fazer dentro do seu construtor de fluxo é acessar o Google Sheets > Obter linha > Selecionar planilha > Folha de Cálculo > Mapeie os dados da planilha para bot.
A coluna de pesquisa será o local atual, pois esse valor permanece constante. Então você escolhe as colunas e define a pesquisa como deve ser igual a. Aqui você insere seu campo personalizado “Localização Atual”.
como o exemplo abaixo:
Agora seu cliente tem a localização mais recente para seu food truck dentro do bot sem tocá-lo. A solução perfeita!
Obtendo linha aleatória
Semelhante aos dados de linha de obtenção, também podemos obter uma linha aleatória apresentada a nós. Isso é ótimo para gerar combinações dinâmicas.
Um exemplo pode ser ao criar um bot para fornecer nomes de gatos e cães para animais de estimação.
Teremos uma Google Sheets com 3 colunas:
- Pesquisa de valor
- Nome de Gato
- Nome de Cachorro
Fica assim:
Então, para que isso funcione, pediremos a um assinante que escolha se gostaria de ouvir o nome de um Cachorro ou o de um Gato. Usaremos um bloco de entrada do usuário para isso para que possamos armazenar o valor em um campo personalizado. Isso nos permitirá escolher um nome aleatório da coluna do Cão ou do Gato.
A próxima etapa é determinar o valor de pesquisa. Para isso, utilizaremos a coluna Pesquisa de Valor. Como queremos gerar uma resposta/valor aleatório, agora precisaremos dar a ele um intervalo para pesquisar a planilha.
Vai ser mais ou menos assim;

A partir daqui, a resposta é salva no campo personalizado do assinante e você pode exibi-la diretamente dentro da conversa.
Atualizar a linha do Google Sheets
Outra ótima ação com a integração do Google Sheets é a possibilidade de atualizar uma linha caso você já tenha valores armazenados. Digamos que você queira fornecer uma lista de assinantes para seu cliente como uma maneira fácil de ele ter uma boa visão geral de seus assinantes.
Assim, para novos assinantes, você teria exportado alguns dados como Nome, ID do Usuário.
Agora, quando eles optarem por uma captura de leads ou programa de fidelidade, você também poderá capturar seu e-mail e/ou número de telefone. Em vez de fazer uma nova linha com essas informações, você pode apenas atualizar a linha existente que você tem para esse assinante.
Então, vamos dar uma olhada nos dados do assinante com informações básicas.
Como você pode ver, agora só temos seu nome e ID de usuário. O ID do Usuário é crucial porque nos ajuda a encontrar e atualizar os dados do assinante. Essa coluna permanece a mesma porque cada ID de usuário é exclusivo de um assinante.
Assim, depois de capturar os dados adicionais do assinante, como número de telefone e e-mail, podemos selecionar a linha de Atualizar Linha em Ações no Google Sheets.
Dessa forma, você sempre terá seu Google Sheets atualizado com as informações mais recentes coletadas do seu bot.
Ele preencherá ou atualizará as informações que não estavam lá antes.

Limpar linha na Google Sheets
Semelhante à atualização de uma linha, o processo de limpar uma linha no Google Sheets segue um caminho semelhante. Isso pode ser útil, por exemplo, quando você deseja remover assinantes que cancelaram a assinatura do seu bot.
Você escolhe a ação Google Sheets > Limpar linha. Aplica-se o mesmo princípio. Você seleciona sua planilha e sua planilha. Em seguida, escolha sua Coluna de Pesquisa. Neste caso, como mencionado anteriormente, esse será o ID do usuário, já que este permanece constante.
Criar galerias dinâmicas
Este recurso foi atualizado e simplificado, ao mesmo tempo em que fornece recursos muito mais poderosos. Você pode encontrar a documentação sobre galerias dinâmicas clicando aqui
Conclusão
A integração do G-Bot com o Google Sheets oferece amplo suporte para automatizar a importação e a exportação de seus dados com o Google Sheets. Oferecendo flexibilidade, ele continua a evoluir com atualizações regulares de recursos. Em caso de adições, esta documentação será prontamente atualizada, garantindo que você compreenda novos recursos sem esforço para uma implementação perfeita.